Alimentação para o Sistema Cardiovascular. A alimentação é um dos fatores que mais mexem com o funcionamento do nosso organismo. Quando mantemos uma dieta saudável, estamos ajudando a integração dos sistemas nele existentes, evitando o surgimento de diversas doenças.
O sistema cardiovascular, por exemplo, pode sofrer com diversas alterações quando uma pessoa segue uma alimentação gordurosa, desregrada e em excesso. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor a importância da alimentação para o Sistema Cardiovascular.
O Sistema Cardiovascular
Também conhecido como sistema circulatório, o sistema cardiovascular é responsável por garantir o transporte adequado de sangue ao longo do corpo, levando oxigênio e nutrientes necessários para as células.
Composto pelo coração e vasos sanguíneos, esse sistema pode ser prejudicado devido ao acúmulo de gordura ou depósito de outras substâncias que causam o estreitamento dos vasos e dificultam a volta do sangue para o coração.
Alimentação para o Sistema Cardiovascular
Manter uma linha de alimentação saudável é fundamental para reduzir o risco de doenças vasculares e cardiovasculares.
Existem alguns alimentos que, mesmo quando consumidos em pouca quantidade, a longo prazo, podem prejudicar sua saúde vascular, acarretar em novos problemas cardíacos ou também agravar o quadro de pacientes que já enfrentam essas questões.
Alimentos pré-processados, com gordura trans, que apresentam altos índices de conservantes e outras substâncias químicas, bem como o sal e açúcar em excesso podem ser perigosos para a saúde.
Alimentos Bons para o Sistema Vascular
Alguns alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia podem apresentar benefícios que nunca imaginamos. Existem alguns ingredientes que por conta das propriedades nutricionais são capazes de fortalecer a saúde e cuidar do nosso sistema cardiovascular.
Acompanhe a seguir quais são eles:
- Aveia – Rica em fibra solúveis;
- Alho – Possui substâncias antioxidantes que podem ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos e no controle da pressão arterial;
- Abacate – Rico em carotenóides, potássio e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação do sangue;
- Peixes – Principalmente os de água fria como o salmão, são ricas fontes de ômega-3, que trazem diversos benefícios ao coração;
- Uva e suco de uva integral – Possuem resveratrol, flavonoides e ácidos fenólicos, elementos com ação antioxidante que ajudam a elevar as taxas do bom colesterol (HDL);
- Frutas vermelhas – São ricas em água e sais minerais, atuando como vasodilatadores que diminuem a pressão arterial;
- Chocolate amargo – Consumo de até 30g diárias ajuda a normalizar a pressão sanguínea e impede processos inflamatórios e formação de coágulos;
- Oleaginosas – Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio;
- Tomate – Rico em licopeno, substância que ajuda a limpar as artérias e previne doenças crônicas e inflamatórias,
- Iogurtes – Melhoram a digestão e absorção de nutrientes como antioxidantes, vitaminas e fibras.
Além de manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes, a prática de atividades físicas frequentes, assim como os check ups vasculares, são essenciais para manter a saúde cardiovascular em dia. Converse com seu médico de confiança e saiba mais sobre a importância da alimentação para o bom funcionamento do organismo.